Andrea Mesquita conta como criou a sua marca do zero, se formou empresária e tem planos para expandir os negócios para outros países 

 

Eleita uma das cinco zootecnistas mais influentes do mercado em 2019 pela Associação Brasileira de Zootecnistas, Andrea Mesquita é uma profissional reconhecida e colecionadora de prêmios na carreira. A zootecnista foi indicada pela Forbes Agro e compôs a lista das 20 mulheres inovadoras de AgTechs no Brasil, em 2022, está no ‘top five’ dos agro influenciadores mais lembrados do país pelo Portal Agro de Respeito, é top 20 entre os zootecnistas de maior destaque na lista do Beef Point, e foi indicada ao prêmio top empresarial internacional na categoria Excelência e Inovação no setor agropecuário. Mas afinal, qual o segredo do sucesso da Andrea?

A zootecnista é idealizadora de uma start up que nasceu com o propósito de democratizar o conhecimento para um consumo de carne mais consciente e eficiente, com foco na Gestão da Carne Bovina. Andrea conta que tem mulheres inspiradoras nessa sua trajetória. “No agro, minhas maiores inspirações são a Renata Erler, na pecuária, e a Janaina Martuscello ,da Forragicultura e Pastagens. Fora do agro, minha irmã, minha mãe e minha avó – guerreiras e inspiração na minha vida.”, exalta ela que não tem medo de dizer que vai de encontro com a crença e luta de mulheres que querem se igualar aos homens. “Se a mulher tenta se equiparar com o homem, perde a oportunidade de contribuir com seu principal diferencial: a docilidade e sensibilidade. O zelo e cuidado. É com esse olhar que contribuímos tanto.”, afirma a profissional. 

 

O maior desafio? Olha o que pensa essa personalidade da zootecnia que tem tanto destaque quanto papéis na vida. “Para mim, o maior desafio é se manter produtiva, em forma, arrumada, bem vestida, ser boa esposa, boa mãe, boa filha, etc. As cobranças, principalmente no Brasil, são muitas, mas, me sinto preparada e motivada a lidar com cada uma delas.”

 

Desde 2010 no mercado profissional, Andrea diz que não escolheu a área de bovinos, mas sim que esse segmento é que a escolheu. Além da sua paixão pela pecuária de corte, ela conta que é uma apaixonada pela educação e pelo empreendedorismo. Com passagem por grandes empresas, inclusive gigantes multinacionais, ela afirma que tem grande alegria de ter construído a sua própria marca. “Criei uma empresa do zero, mesmo sem ter tido qualquer base empresarial na zootecnia. Aprender sobre gestão de equipe, contratar, demitir, implantar processos, sistemas, fazer orçamento, desenvolver metas, criar comunicação, ter um trabalho de planejamento e marketing. 

 

Ainda sobre a Andrea empreendedora, ela ressalta que a sua função atual permite uma liberdade geográfica e temporal. “Apesar de ter dois escritórios, grande parte do time produz de forma remota, e o trabalho à distância já está tão arraigado na cultura da empresa, que me deixa muito orgulhosa dos passos dados até aqui”, afirma a zootecnista. “Meu grande marco até aqui, foi ter construído uma marca forte em pouco tempo de mercado, e com muita possibilidade de crescer e seguir expandindo para outros países.”

 

Sobre a sua trajetória, Andrea conta que, se pudesse mandar uma mensagem para si mesma do passado, ela falaria de perseverança, pois o sucesso é certo. “Confia que Deus tem planos imensos pra ti! Você não sabe, mas Ele está cuidando de todos os detalhes. Só vai!”

 

Fonte: DIRCOM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?