Aproveitando o crescimento constante do cenário de ovos de codorna no Brasil, o Senar Minas promoveu em Janaúba, Minas Gerais, um curso de coturnicultura. O objetivo foi o de levar conhecimentos técnicos e habilidades na criação de codornas a produtores e estudantes universitários dos cursos de zootecnia, veterinária e agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O curso foi ministrado pelo zootecnista Luiz Fernando Rocha.

De acordo com informações da assessoria do Senar, o instrutor chamou a atenção dos alunos para as técnicas e cuidados que devem ser adotados pelos criadores, como preparo do galpão de cria e recria, recepção das pitainhas, manejo nas fases de criação, programa de luz, identificação de poedeiras produtivas, padronização de ovos, controle integrado de vetores, controle sanitário, avaliação do desempenho dos lotes e planejamento de produção.

Segundo Luiz Fernando, primeiro é preciso saber qual a finalidade da sua criação, se é para produção de ovos ou carne. Feita essa definição, o próximo passo é escolher a espécie mais indicada e qual o sistema de manejo de criação deve ser adotado, pois o manejo errado pode dar prejuízos.

“Muitas pessoas pensam que, por ser ave, a codorna tem o mesmo manejo que os frangos, mas tem algumas diferenças que são fundamentais”.

De acordo com o zootecnista, a criação de codornas apresenta algumas vantagens. O crescimento e a reprodução delas são rápidos. Além disso, as aves têm alta postura, rusticidade e consomem pouca ração.

“Sem contar que existem poucos produtores na atividade e um mercado crescente na região”.

3 Comentários
  1. Orcina Lopes Santos 7 anos atrás

    Onde?? Qual valor? quantas horas? Estou no sul de (pouso Alegre) e começar a produção de ovos de codornas. Agradeceria o contato. Obrigada, orcina.

    • Caio Budel 7 anos atrás

      Oi Orcina! Este evento já aconteceu! Foi em julho deste ano!

  2. Temos a disposição para negociação de 3.500 Gaiolas especiais para codornas de 1 metro , cada boxe medindo profundidade 25 cm largura 35 cm altura 18 cm semi-novas com capacidade 44 aves com os comedouros marca ARTABAS, Preços, Frete e Pagamento a combinar.
    OBS Material armazenado em Goias (Entregamos em todo Pais, a partir de 500 peças.) contatos (zap (85)98782-6969 (85)98798-2525 e-mail chrepresentacoes@hotmail.com NÃO SOLICITAMOS ADIANTAMENTO PARA PAGAMENTO , REFERENTE A ESTE ASSUNTO QUANDO O CLIENTE RECEBER E CONFIRRIR A QUALIDADE DO PRODUTO

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?