A Embrapa Aves e Suínos, com sede em Concórdia, em Santa Catarina, lançou o projeto Boas Práticas de Produção na Postura Comercial, o BPP Ovos. Liderado pelo analista de transferência de tecnologia da unidade, o zootecnista João Dionísio Henn, o BPP busca, através de atividades técnicas e práticas, assegurar a biosseguridade dos plantéis, a preservação ambiental, a qualidade dos alimentos e a saúde e bem-estar das aves e dos trabalhadores rurais. As informações são da Expedição Avicultura 2017, realizada pela Gazeta do Povo Agronegócio.

“Nós orientamos os produtores a seguirem as regras ambientais, trabalhistas e sanitárias”.

Os trabalhos começaram no fim de 2015 e, no ano seguinte, um workshop com a participação de todos os envolvidos alinhou demandas, sugestões e desafios. Ainda em 2016, uma publicação orientativa de 60 páginas com boas práticas foi lançada e os trabalhos de campo começaram em 11 granjas parceiras, chamadas de unidades de referência tecnológica.

“O primeiro passo foi visitar todas as granjas e fazer um diagnóstico. Saber quais eram os problemas, o que poderia melhorar. Observar na prática o conteúdo dos materiais e fazer adaptações, se necessário”, explica Henn.

Segundo o zootecnista, o objetivo é que as unidades de referência possam servir como modelo didático para outras granjas. Ele citou o exemplo do telamento dos aviários.

“Na avicultura de corte, o telamento é uma realidade. Por uma série de fatores, nas granjas de postura ainda existem aviários sem tela. Nós elaboramos uma publicação com modelos e exemplos de como fazer. Assim o produtor pode reduzir custos, não se assustar com a atividade”.

No momento, a equipe de pesquisadores está acompanhando a adoção das boas práticas nas granjas de referência. Entre as mudanças sugeridas e que estão sendo adotadas estão os materiais de comunicação da granja, investimento em tecnologia, cuidados sanitários, a organização do escritório, cuidado com o livro de visitas, com os formulários, entre outros.

“A partir da nova realidade, queremos aproveitar dados, informações, depoimentos, fotos para elaboração de materiais técnicos consistentes que vão possibilitar que esse modelo seja replicado em outras granjas de postura”, disse em entrevista à Gazeta.

1 Comentário
  1. Aldo Salvador 7 anos atrás

    Bom dia,
    É certo que na avicultura de postura, principalmente se tratando de granjas mais antigas que ainda existam galpões sem a aplicação de telas, os chamado tipo californiano. Alternativas de custo baixo que podem resolver esse problema que atinge grande parte dos produtores é um desafio. É sabido que todos querem produzir ovos de qualidade e com segurança, contudo trocar os modelos de galpões inviabilizam o negócio.

    Parabéns pela iniciativa de pesquisar nova idéias e trazer tecnologias que garantem a qualidade na produção.

    Aldo Salvador,
    Zootecnista, Bom Despacho/MG

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?