O ciclo de lives do Projeto Ethos, inciativa da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), recebeu nesta semana o produtor rural Mário Hamilton Vilela, considerado um dos pais da Zootecnia no Brasil. Em uma conversa ao vivo de mais de uma hora, conduzida pelo presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, Vilela falou sobre a trajetória da Zootecnia no Brasil e, principalmente, detalhou a criação da primeira graduação do país.

(Foto/Reprodução: ABZ)

De formação, Mário Hamilton é engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho. Junto ao saudoso professor José Francisco Sanchottene Felice, articulou os primeiros esboços do que seria a Zootecnia brasileira, a partir de uma ideia que ocorreu a ele enquanto ainda cursava agronomia.

“Foi criado um movimento comunitário, uma comissão. Convidamos todas as autoridades de Uruguaiana (RS) que quisessem se envolver na criação. E eles foram junto conosco trabalhar pela criação do que seria a primeira Faculdade de Zootecnia do Brasil”, lembra Mário Hamilton durante a live.

Relembre: Mário Hamilton Villela defende independência da Zootecnia no Brasil

Para Marinaldo Divino Ribeiro, a conversa com o professor Mário Hamilton pode ser considerada histórica para os acervos da associação e para a própria profissão.

“Nesta live nós debatemos assuntos muito pontuais da Zootecnia e que serão, sem dúvida, base para muitas pesquisas num futuro próximo. É uma das formas da ABZ contribuir com a divulgação de informações relevantes da Zootecnia dentro da própria comunidade”, ressalva Marinaldo.

A live com Mário Hamilton Vilela está disponível no IGTV da ABZ (clique aqui) e também no YouTube (assista abaixo).

1 Comentário
  1. Juliano Modes Mendes 4 anos atrás

    Muito bom relembrar o prof Mario contar a nossa criação que foi uma grande luta!
    Me formei na PUC Uruguaiana em 1999

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?