Uma reportagem do telejornal Bom dia Cidade, transmitida na semana passada, revelou um caso que vinha trazendo bastante curiosidade a moradores de Araraquara, no interior de São Paulo. As ‘galinhas mimosas’ da dona Aparecida Conceição Severina Salomão, todas as manhãs, tomam leite integral. A produção do telejornal procurou um zootecnista para explicar o comportamento.

(Foto: Reprodução EPTV)

De acordo com Cesar Giordano Gemero, que desenvolve um estudo sobre aves, as galinhas não têm a alimentação restrita. No geral, por serem onívoras, elas podem comer alimentos de origem animal e vegetal, incluindo, inclusive, pedras.

“A gente inclui pedriscos para poder massagear e fortalecer a moela e melhorar a absorção de nutrientes, mas é uma novidade galinha tomar leite integral, para mim”.

As galinhas estão com a dona Aparecida há pouco mais de 4 meses e, desde que viram o cachorro da família tomando leite, aprenderam a beber também. Mas claro: as galinhas não se alimentam apenas de leite durante o dia. A dieta delas é dividida entre ração e também outros alimentos peculiares para estes animais: arroz e carne moída.

(Foto: Reprodução EPTV)

“O que a gente tem muito prático nas criações caipiras, principalmente, é o soro que sobra do queijo para misturar com o milho e fortalecer”, relembra.

Apesar de atípico, Gemero explicou que a introdução do leite na dieta não é um fator negativo e não faz mal à saúde dos animais, que são de estimação.

Assista a reportagem completa, clique neste link.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?