As principais alterações na dinâmica da pecuária neste ano estão afetando o mercado interno do país. De acordo com o zootecnista e consultor de mercado da Scot Consultoria, Gustavo Aguiar, os anos de retenção de fêmeas para produção de bezerros — categoria antes valorizada — levou a uma disponibilidade grande de animais para abate. A oferta maior, somada ao fato de demanda da carne ser ainda baixa com a economia ainda em processo de recuperação, levou à uma desvalorização do bezerro e do boi.

“Já seria um ano desafiador. E a gente passou por vários problemas no mercado interno, o que começou com a Operação Carne Fraca”.

Em entrevista ao portal Folha da Região, o zootecnista relembrou que a ação deflagrada no dia 17 de março pela Polícia Federal que levou à acusação de que empresas alimentícias participavam de esquema de adulteração de carne e derivados comercializados nos mercados internos e externos afetou as cotações do produto e as exportações, com 18 países adotando restrições temporárias às mercadorias brasileiras.

Aguiar recorda também que a decisão tomada no final de março pelo Surpremo Tribunal Federal (STF), que permitiu à União a voltar a cobrar a contribuição ao Funrural, também refletiu na pecuária. Os empresários do ramo devem recolher 2,3% sobre a receita bruta.

“Isso ajudou a dar uma bagunçada no mercado e artificialmente reduziu os preços recebidos pelo produtor”.

Para o zootecnista, as dificuldades do setor aumentaram com a divulgação da delação premiada de Joesley Batista, dono da JBS, que demonstram o envolvimento da empresa e seus proprietários em escândalo de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

“A entressafra deve ajudar contra a desvalorização, porém, como o clima colaborou para que a pastagem se desenvolvesse bem, ainda há gado disponível para abate, o que pode gerar pressões para baixas nas cotações no próximo mês”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?