ZOOTEC 2017 | XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia
22 a 24/05/2017 – Santos/SP
SIMPÓSIO 3: Tendências Comerciais no Agronegócio do Futuro
IMAGEM: Casa da Frontaria Azulejada.
Data: 23/05/2017 (3a. Feira)
Coordenador: Ricardo Firetti (APTA-Presidente Prudente)
Local e Vagas: Salão Vênus / 160 congressistas
Frequentemente nas mídias de comunicação nos deparamos com a seguinte expressão: O Brasil que dá certo! Essa frase remete-se à agropecuária brasileira, setor produtivo que continua em ascensão mesmo enquanto grande parte das demais atividades econômicas sofre diante às crises enfrentadas pelo país (HOPEWELL, 2016). Entretanto, economistas, políticos e muitos profissionais da área se questionam: Qual a expectativa para o agronegócio do futuro? Diante essa grande problemática, o evento “ZOOTEC 2017” proporcionará ao público presente, palestras e discussão, sobre quais são as tendências para o futuro do agronegócio brasileiro. Sabe-se que o Brasil é privilegiado em seus recursos naturais para a produção de alimentos. Todavia, para que esse potencial seja totalmente explorado de modo sustentável e se transforme em produção de fato, é necessário o constante aprimoramento das técnicas utilizadas, visando aumentar cada vez mais a eficiência produtiva, além de garantir qualidade do produto ao consumidor final. Dentre tantas técnicas que vem ganhando força ultimamente nas produções, uma que tem se tornado cada vez mais importante para a produção e comercialização de produtos de origem animal é a “Rastreabilidade”, método que garante qualidade do produto ao consumidor, e contribui para a competividade do agronegócio brasileiro (CONCEIÇÃO, 2006). Percebe-se que há grande necessidade de aprimoramento das técnicas produtivas para manter a ascensão da agropecuária brasileira, entretanto, o sucesso da cadeia não se resume somente a quantidade produzida, mas também, a forma como esses produtos são comercializados (MILJKOVIC, 2013). É essencial aos profissionais agropecuários possuírem conhecimento das técnicas comercias, e do funcionamento do mercado no qual circulam seus produtos, pois só assim, após atingir seus objetivos produtivos, será possível obter rentabilidade econômica de produção.
Obs: a primeira palestra do dia (palestra 1) será uma palestra magna, comum a todos os congressistas, e que acontece das 10:30h às 12:00h.