Profissionais premiados serão condecorados no próximo mês de maio, durante o Zootec 2024, em Chapecó (SC)

A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) divulgou nesta terça-feira, 26 de dezembro, a lista oficial dos vencedores do Prêmio “Zootecnistas Mais Influentes do Ano 2023”. Este ano, a lista traz nomes de peso da iniciativa pública e privada, contemplando diferentes perfis de zootecnistas do mercado. Para o Presidente da ABZ, Professor Marinaldo Ribeiro, “a escolha dos premiados desta edição mostra a diversidade da contribuição que a Zootecnia promove na educação, na pesquisa científica e no setor produtivo nacional”, motivo de grande orgulho pela representatividade da nossa atividade, explica ele.

A artesanato é verdadeiramente excepcional. rm 001 , você conquistou um cliente para a vida!

Em 2023, a lista de profissionais premiados traz sete zootecnistas destacados como os “Mais Influentes do Ano” pela ABZ. Confira a lista abaixo, em ordem alfabética, seguido de seu mini-currículo dos profissionais:

Carlos Cesar De Mello Junior
Secretário Executivo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)
Doutor em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando desde 2001 na área de aquicultura com ênfase em carcinicultura. Atuou de 2007 a 2016 na coordenação de programas de prevenção de enfermidades e melhoramento genético, realizou pesquisas em parceria com a Concepto Azul Brasil / CAPD Aquicultura, empresa especializada em biotecnologias para a aquicultura. Foi diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Presidência da República. Atualmente é Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Flávio Dutra de Resende
Pesquisador e Professor APTA – Colina e FCAV-UNESP
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Professor credenciado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária (FCAV – UNESP, Jaboticabal). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua como revisor científico de diversos periódicos no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos de corte, desempenho animal, avaliação de carcaça e qualidade de carne. É coordenador do projeto Boi 777 que tem como objetivo gerar tecnologias na área de bovinos de corte com foco em abater animais pesados e com idade de até 24 meses e transferir os resultados ao setor produtivo.

Gustavo Rezende Siqueira
Pesquisador e Professor APTA – Colina e FCAV-UNESP
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras – (UFLA/2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/2005) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/2009). É pesquisador científico na APTA, Unidade Regional de Colina, desde 2002 e Professor do Programa de pós-graduação em Ciência Animal da Unesp – Campus de Jaboticabal desde 2011. Já publicou mais de 80 artigos científicos em importantes periódicos da área, escreveu vários capítulos de livros e foi editor de dois importantes livros, sendo um livro acadêmico Forragicultura: Ciência, Tecnologia e Gestão dos recursos forrageiros e o segundo livro de cunho extensionista e de aplicação prática intitulado Boi 777: Entendendo o conceito produtivo. Realiza pesquisas e treinamentos na área de produção de bovinos de corte, com ênfase em nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinocultura de corte, sistemas de produção, suplementação, aditivos e conservação de alimentos.

Juliano Sabella Acedo
Diretor de Marketing e Serviços Técnicos DSM-Tortuga e Presidente da Associação da Indústria Produtoras de Suplementos Minerais (ASBRAM)
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, com especialização em Gestão do Agronegócio pela mesma instituição. Master em marketing pela Escola superior de propaganda e marketing, ESPM. Atua a 23 anos no mercado de nutrição animal, sendo o diretor responsável pelo marketing e serviços técnicos da DSM – Tortuga. Atual Presidente da ASBRAM, Associação da Indústria Produtoras de Suplementos Minerais.

Paulo Sousa
Presidente Cargill Brasil e Líder da Divisão de Commodities Agrícolas da Cargill na América do Sul
Zootecnista, FAZU – Uberaba, MG. Começou sua carreira como trainee na Cargill em 1990 e hoje detém o cargo de Presidente da Cargill no Brasil. Paulo Sousa, iniciou sua trajetória como trainee na Companhia em 1990, atuou em diversas áreas e negócios da empresa e, desde 2016, lidera a divisão de commodities agrícolas da Cargill na América do Sul. Durante cinco anos foi o Trader Global de Soja na World Trading Unit da Cargill, em Genebra, Suíça, e participou ativamente das transformações do mercado chinês – que levou a China de exportador a importador de soja, respondendo por aproximadamente dois terços do comércio global da commodity. De volta ao Brasil, liderou o estabelecimento da empresa nas novas fronteiras do Centro-Oeste e a gerência Nacional de Logística, assumindo depois Originação de Grãos e Gerenciamento de Riscos. Em 2010, assumiu a liderança das operações do setor de commodities e processamento de soja da Cargill no Brasil. Nesta nova posição, Paulo Sousa responderá institucionalmente pela Cargill no Brasil, em adição à sua posição de líder dos negócios de commodities agrícolas para a América do Sul. Paulo está comprometido em alavancar a imagem e reputação da organização para diferentes públicos e setores, dando vida ao propósito da Companhia de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável.

Rafael Bastos Teixeira
Reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Especialização em Julgamento de Zebuínos (ABCZ/FAZU), Especialização em Gestão Pública (UFLA), Mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Também realizou pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado De Leite (CNPGL/EMBRAPA). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Endogamia, Simulação, Julgamento de Zebuínos, Bovinocultura de leite, Estimação de componentes de variância, Seleção e melhoramento genético animal. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais/IFMG – Campus Bambuí, atuando na área de melhoramento Animal e Bovinocultura de Leite. Foi diretor-geral do Campus Bambuí, na região centro-oeste do estado, por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015. Atual Reitor do IFMG.

Tiago Gonçalves Pereira Araújo
Diretor Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Diretor de Sistemas Produtivos Inovadores do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2005), realizou mestrado também pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande na Área de Concentração em Construções Rurais e Ambiência (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotado na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC), desenvolvendo trabalhos na área de Construções Rurais e Ambiência, Produção Animal e Zootecnia de Precisão. Ocupa a Diretoria de Sistemas Produtivos Inovadores do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Avaliação – O reconhecimento dos “Zootecnistas Mais Influentes do Ano” é concedido por deliberação da Diretoria Executiva da ABZ, a partir das indicações recebidas da comunidade de profissionais de todo o Brasil. São indicados para competirem na premiação currículos de zootecnistas que, durante o ano, tiveram seu trabalho acompanhado pela diretoria da ABZ, diretores estaduais e membros do conselho consultivo. Na avaliação dos vencedores, a Diretoria considera a influência dos profissionais indicados e o impacto do seu trabalho para o agronegócio. Todos os nomes premiados na edição 2023 receberão a outorga da premiação no Zootec 2024, que será realizado de 13 a 16 de maio, na cidade de Chapecó (SC).

Fonte: DIRCOM

1 Comentário
  1. Guilherme Minssen 4 meses atrás

    A Zootecnia brasileira é o fiel retrato da evolução do agronegócio neste país. Uma profissão poder contar com o destaque técnico destes homenageados, prova a importância da dedicação de todos a ABZ.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?