Fala da presidência ainda enalteceu a história da Zootecnia no Brasil, sua contribuição na evolução tecnológica da pecuária e desenvolvimento da produção animal

A Associação Brasileira de Zootecnistas, a ABZ, participou na última sexta-feira, 15 de dezembro, no Senado Federal, em Brasília (DF), da  sessão especial em celebração aos 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade de médico-veterinário. Na ocasião, também foram comemorados os 55 anos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e a posse da nova gestão 2023/26, que terá à frente a médica veterinária Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida.

Representada pelo seu Presidente Marinaldo Divino Ribeiro, a ABZ participou da sessão especial que, em seu discurso, teve a oportunidade de falar sobre a importância histórica da atividade dos Zootecnistas e a sua participação na cadeia produtiva. “A Zootecnia é essencial para conferir o grau de competitividade das diferentes cadeias produtivas da criação animal e assegurar a produção de proteína de origem animal de forma eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ética, garantindo bem-estar animal e ambientalmente correta para atendimento da demanda da população.”, falou ele sobre a contribuição efetiva da profissão para a geração de valor econômico e a soberania alimentar para o país. 

Em sua fala, Marinaldo falou ainda das conquistas e desafios da Zootecnia no Brasil, quando pediu o apoio do Congresso Nacional, do Governo Federal e do Sistema CFMV. “Ainda temos muito o que conquistar, tal como a imperativa adequação da Lei nº: 5.550/1968, a regulamentação do exercício profissional a partir da lei, a eliminação dos instrumentos normativos que restringem a atuação  do Zootecnia em suas competências e, especialmente, a criação do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Zootecnia.”

A solenidade – A sessão solene foi uma iniciativa do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que é médico-veterinário e presidiu a sessão. Durante o evento, ele prestou homenagem ao senador Jonas Pinheiro (1941-2008), “referência no estímulo ao desenvolvimento da agropecuária brasileira, que criou um programa de renegociação de dívida de produtores rurais e fez com que a agropecuária brasileira pudesse ter uma estrutura de financiamento e refinanciamento”. O senador também citou a atuação de Jonas Pinheiro no estímulo à pesquisa e na defesa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Posse – O evento também marcou a posse da presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, que agradeceu a homenagem prestada pelo Senado. “Em mais um ato histórico, seremos a primeira mulher a presidir a entidade maior da veterinária e zootecnia no Brasil”, enalteceu ela.

Para assistir ao registro da solenidade em vídeo, na íntegra, clique aqui.

Fonte: DIRCOM

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?