O zootecnista Eduardo Condorelli, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Sul (Senar-RS), é um dos brasileiros que se recuperou da Covid-19, causada pelo coronavírus. Ele falou sobre o tema em entrevista recente ao portal Correio do Povo, de Porto Alegre. O zootecnista, de 47 anos, não integrava o grupo de risco.

Eduardo ficou internado no Hospital Moinhos de Vento, mas não chegou a ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O isolamento dele terminou nesta semana. O zootecnista relembra que um dos seus primeiros sintomas foi a tosse, que começou fraca. No dia 23 de março, uma forte febre acendeu um sinal de alerta, mas o início do tratamento só veio alguns dias depois.

(Foto/Reprodução: Marco Quintana/Sistema Farsul)

“Fizeram [no hospital] a coleta do material para o teste de coronavírus e já me internaram e começaram o tratamento, como suspeita, e trataram também com tamiflu, por talvez ser por H1N1”, relatou ao Correio.

No hospital, segundo Condorelli, a situação seguiu sem boas perspectivas.

“A febre não cedia e eu estava com muita dor no peito e muito cansaço, mesmo tomando um coquetel com muita coisa de remédios”.

No dia 28, os médicos incluíram no tratamento a hidroxicloroquina, medicamento que ainda passa por testes e não tem efetividade comprovada no combate à doença. O zootecnista contou que não sabe se o sucesso do tratamento se deve ao medicamento, que é usado, normalmente, no combate da malária.

“Não posso dizer se foi ela que me curou. Ela é administrada junto com outros antibióticos, anticoagulante. Foi uma composição com outros medicamentos que me ajudou a curar”, acredita, reforçando a importância de as pessoas tomarem todos os cuidados possíveis para se prevenirem da doença.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?