A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) protocolou nesta semana, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, um documento composto pela moção aprovada em Assembleia Geral realizada em Uberaba, durante o Zootec 2019, e manifestações institucionais diversas de repúdio ao documento inicial apresentado pelo Conselho propondo a criação de um Manual Único de Responsabilidade Técnica. O documento, que não foi encaminhado para apreciação da ABZ, recebeu críticas da comunidade zootécnica por excluir zootecnistas de áreas que, por lei, são de sua atuação.

Junto ao documento com manifestações institucionais, a ABZ anexou, também, o abaixo-assinado presencial e online realizado na comunidade contra o posicionamento do Conselho, que reuniu mais de 5,4 mil assinaturas.

Entenda o caso
ABZ convoca classe para se manifestar sobre proposta do novo manual de RT
ABZ lança petição com propostas para manual único de RT do CFMV
Em nota, CFMV diz que submeterá novo manual de RT à consulta pública

“É importante deixarmos claro que, enquanto zootecnistas, não somos contrários a um manual único. Somos contrários a forma que ele foi proposto. Se feito da forma correta, será um documento essencial para orientar procedimentos técnicos nas diferentes áreas de atuação”, relembrou o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro.

José Franklin A. Oliveira, diretor da ABZ no DF, protocolando o documento no CFMV (Foto: Ascom)

A ABZ solicitou agora, de maneira formal, que a proposta do manual seja construída através de um grupo de trabalho com quantitativos equivalentes entre os profissionais que são representados pelo CFMV. A associação frisou, ainda, que este manual não deve ser elaborado como um instrumento de restrição ao livre mercado da competência profissional dos zootecnista.

Em paralelo ao protocolo, um grupo de estudo da ABZ já analisou a minuta inicial apresentada pelo CFMV para propor alterações pontuais, visando a constituição de um documento que não impacte negativamente o ambiente de trabalho de zootecnistas do país.

2 Comentários
  1. Kolowyskys Dantas 5 anos atrás

    Há muito, a zootecnia já deveria ter seu conselho próprio….e atuar nas áreas de sua COMPETÊNCIA!! Cada macaco no seu galho! Nunca vi médico veterinário querendo fazer prescrição Agronômica……tem tanto o que fazer neste mundo AGRO, que não há necessidade de INTERCESSÃO entre profissões!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?